Baía Do Tejo Em Moscovo

Baía Do Tejo Em Moscovo

Hugo Amaro16 fevereiro 2018

Conferência na ProdExpo 2018 e assinatura de três protocolos e um memorando de entendimento

A Baía do Tejo marcou presença em Moscovo na ProdExpo 2018, uma das mais importantes feiras do setor Industrial e Agroalimentar da Rússia.

A feira, que registou expositores de 63 países, contou com 2342 empresas participantes, das quais 1659 eram empresas russas. Esta edição da ProdExpo ocupou os 9 pavilhões do complexo Expocentr, espaço de referência para estes grandes eventos na capital russa. O certame, que vem despertando um interesse crescente, contou com cerca de 60.000 visitantes individuais e institucionais.

Esta iniciativa é sequência de recente apresentação dos ativos da Baía do Tejo e dos territórios Lisbon South Bay em Moscovo e veio confirmar o interesse de ambas as partes em abrir novos mercados e disponibilizar condições mais facilitadas às empresas russas que se desejem instalar em Portugal, nomeadamente nos territórios onde estão sediados os ativos da Baía do Tejo.baia 2

Foram assinados três protocolos com entidades ligadas à Câmara de Comércio e Industria da Federação da Rússia:

a National Guild of Producers and Importers, com o presidente Andrey Perfiliev;

a National Union of Food Exporters, com o president Dmitry Bulatov;

e Russian-Portuguese Business Council of Chamber of Commerce and industry of the Russian Federation, com o responsável Sergey Kuzmin

Estes protocolos vieram confirmar o grande interesse da comunidade empresarial russa na vantajosa posição geoestratégica de Portugal e no ambiente efervescente que a região da grande Lisboa e as principais cidades do nosso país vêm manifestando.

Resultado prático e imediato desta iniciativa será a visita de uma comitiva composta por várias entidades e empresas de diversos setores de atividade a Portugal e com passagem assegurada pelos territórios Lisbon South Bay onde ficarão a conhecer os ativos da Baía do Tejo.

Também a assumir nota de relevo nesta iniciativa esteve o “Memorando de Entendimento” assinado com a Câmara de Comércio e Industria de Moscovo. Esta Câmara de Comércio, que representa cerca de 3500 associados, deu nota do interesse e apetência crescentes que as empresas russas vêm manifestando na internacionalização e confirmou que este é um momento em que estas empresas estão muito voltadas para o investimento e apostadas em alargar a sua presença no exterior.

Nas palavras do seu Vice-Presidente, o Senhor Suren Vardanyan, foi também explicada a vontade e interesse de Moscovo em receber empresas que desejem instalar-se em Moscovo, às quais serão garantidas condições vantajosas, assim como a importância que assume para esta câmara a credibilidade e a fiabilidade que reconhece à Baía do Tejo ao longo dos contactos que têm sido mantidos e que agora se aprofundam, entre ambas as entidades.

O interesse nos ativos residentes nos territórios Lisbon South Bay e o know how reconhecido à Baía do Tejo na gestão de parques com ADN marcadamente industrial foram considerados positivos e torna-se agora mais fácil todo o processo das empresas russas que se queiram instalar nos concelhos de Almada, Barreiro e Seixal e, mais a norte do país, em Estarreja.

Conferência na ProdExpo 2018

Jacinto Pereira, Presidente do Conselho de Administração da Baía do Tejo, foi convidado para participar numa conferência realizada no programa oficial da ProdExpo 2018 para participar numa conferência onde foi possível apresentar com algum detalhe os parques empresariais da Baía do Tejo e o ambiente económico que se vive em Portugal.

Os ativos Lisbon South Bay, enquanto territórios de excelência e de elevado potencial, junto de uma das mais efervescentes capitais da Europa: Lisboa, realizaram em Moscovo mais uma iniciativa premium com o objetivo de sinalizar os territórios e de lhes dar um maior nível de reconhecimento e notoriedade junto de empresas e entidades com as quais o envolvimento começa agora a dar passos mais seguros.

O interesse na visita aos territórios Lisbon South Bay foi também confirmado por várias entidades e deverá ser concretizado em breve a presença de uma comitiva Russa no nosso país.